Major e delegados negam que aumento de assassinatos cause diminuição da segurança pública em Santa Maria

Redação do Diário

Major e delegados negam que aumento de assassinatos cause diminuição da segurança pública em Santa Maria
Santa Maria registrou um dos anos mais violentos da série histórica. Foram, até 30 de dezembro, 69 homicídios registrados no município. Nos últimos 10 anos, os números de 2022 só perdem para os de 2017, quando foram registrados, na época, 70 crimes considerando latrocínios, feminicídios e homicídios. Para fazer um balanço dos motivos e causas da violência em Santa Maria e da atuação das forças de segurança no combate ao crime, o programa Bei nos Bairros 1ª Edição, da CDN 93.5 FM, recebeu nesta sexta-feira (30), o delegado regional Sandro Meinerz, o delegado da Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) Gabriel Zanella e o major Rogério Glanzel Alves, do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RP Mon) da Brigada Militar (BM). Veja abaixo a entrevista:

Alguns destaques da fala dos entrevistados

Delegado Sandro Meinerz

“O indicador que mais me preocupa em Santa Maria não é o de homicídio, porque o de homicídio está centrado em pessoas ligadas ao tráfico de drogas, facções criminosas, revanches e vinganças de outros crimes que já aconteceram. Estamos trabalhando no universo de pessoas que fizeram uma opção de vida. Entraram no mundo da criminalidade e, a partir daí, assumiram o risco do que vai acontecer com elas. É preocupante, mas eu me preocupo mais com o roubo. Nós tivemos dois roubos este ano que se transformaram em latrocínio. Esse me preocupa porque aí é o estudante, o trabalhador, o empresário. Alguém que está na rua e é atacado por um criminoso, porque reagiu ou porque o criminoso estava sobre o efeito de drogas, armado.”

“Nós tivemos um feminicídio esse ano, tivemos cinco tentativas de feminicídio. Uma violência fruto de uma cultura machista desmedida, complicada de resolver. Estamos trabalhando com um aspecto cultural, social. Essa preocupa muito mais e o roubo a pedestre, residência, estabelecimento comercial, porque isso mexe na economia, na vida das pessoas. O homicídio não, o homicídio tu está trabalhando num universo de pessoas que escolheram, é opção.”

Tentativas de feminicídio triplicam em 2022 em Santa Maria

Delegado Gabriel Zanella

“Os homicídios consumados e tentados tem como motivação principal, cerca de 80%, o tráfico de drogas ou desavenças em decorrência do mundo do crime e do sistema prisional. Nos chama atenção também, negativamente no ano de 2022, o número de adolescentes infratores envolvidos na prática de homicídios consumados e tentados. Cada vez com uma idade menor e com antecedentes gravíssimos. Então, nós fizemos 48 prisões de adultos e 20 apreensões de adolescentes infratores, sendo que no ano passado nós fizemos apenas cinco apreensões de adolescentes infratores. O que aconteceu no ano de 2022 foi de certa forma atípico para nós. São situações que nos chamam atenção e que merecem uma reflexão por parte da sociedade. É um assunto interdisciplinar e complexo.”

Major Rogério Glanzel Alves

“Na questão do envolvimento dos menores, esse fato se deu no mês de outubro. Inclusive, tivemos que ir a Porto Alegre falar sobre os homicídios em Santa Maria. Trata-se de uma abordagem e prisão de um menor que estava portando duas armas de fogo, no dia 10 de outubro. Já no dia 12 de outubro ele foi preso novamente com arma de fogo, mas como o autor de duplo homicídio. É uma coisa que extrapola a ação da própria polícia, nós entramos nessa seara da legislação e as penas.”

“Os delitos são decorrentes do tráfico de drogas. Existe o universo do tráfico envolvendo tanto o consumo, como o tráfico e uma série de outros delitos começam a ocorrer por conta do tráfico. Aquele consumidor para manter o consumo acaba cometendo o roubo de um celular. Para nós fica bem gritante a questão, quando tomamos conhecimento de uma ocorrência de roubo de celular, dependendo da região nós já sabemos para onde eles vão.”

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Véspera de Ano Novo terá temperatura de até 38ºC em Santa Maria Anterior

Véspera de Ano Novo terá temperatura de até 38ºC em Santa Maria

Previsões apontam cenário político difícil e saúde do presidente Lula em risco em 2023 Próximo

Previsões apontam cenário político difícil e saúde do presidente Lula em risco em 2023

Geral